Versículos do dia : I Pedro 1.3 - Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua m ...Leia mais...

BOAS VINDAS À COMUNIDADE LUTERANA DO REDENTOR

- Você já parou para pensar o que é viver uma vida de verdade?
- Ser transformado de fato por Deus para rever seus valores a ponto de se surpreender consigo mesmo e encontrar o alvo que realmente vale a pena?
- Sim!
- E o melhor...continue lendo a mensagem de boas-vindas...

+ Conheça mais sobre a Comunidade Redentor

A REALIDADE DA COPA E A REALIDADE DA VIDA (02/06/2014)

Por Marcell Silva Steuernagel

O Brasil e a Copa do Mundo estão umbilicalmente ligados. Mesmo quem, como eu, não tem um interesse forte por futebol torce em tempo de copa (nem que seja escondido) e assiste a um ou outro jogo. Lembro da minha época de ensino confirmatório do pessoal da igreja se reunindo para assistir aos jogos e conversar. É por essa ligação que receber a Copa no Brasil mexe com todos nós.

Temos visto, também, as tensões que giram em torno do evento: na política, na economia, no turismo, no trânsito das cidades, na ineficiência das gestões, no andar das obras, na distância entre promessas e entregas; tudo isso nos leva a refletir sobre o país que recebe esta Copa. Existe frustração pois existe distância entre o sonho e a realidade. Existe tensão entre o entretenimento do jogo e a dureza da realidade que não para quando o jogo começa.

Aqui mesmo na Comunidade tivemos há algumas semanas atrás um debate sobre o lado escondido deste evento: o crime, o tráfico humano, os ganhos ilícitos ligados ao maior evento futebolístico do mundo. E sabemos que a realidade tece tudo isso numa teia complexa e infindável: paixão, expectativa, decepção e conflito. Penso no quanto isto é parecido com a caminhada da fé. A fé não é uma ideologia ou uma utopia que nos torna escravos de algo que nunca será; é algo concreto, diário, que nase em Cristo e aponta pra Ele, e que nos chama à transformação constante.

Na vida de fé, boas intenções e sonhos, embrenhados com nosso amor por Deus, nos levam a querer mudar o mundo em nossa volta e anunciar o Jesus que nos salvou. Por outro lado, nos deparamos com a realidade da queda humana – dentro e fora da igreja! Mentiras, falta de caráter, dependência química, falta de comunicação, imaturidade emocional e espiritual; todas as coisas que provocam as feridas que carregamos e que são, de certa maneira, inevitáveis.

Mas viver a fé é ouvir a voz de Deus em meio ao que parecer ser o caos e, imbuídos pela esperança que nasce nesta voz, testemunhar do amor de Cristo uns aos outros e para além de nossos muros.

É por isso que durante a Copa do Mundo, queremos nos envolver com o que vai acontecer. Teremos uma série de ações, planejadas com igrejas parceiras que toparam trabalhar juntas para aproveitar as oportunidades que o evento apresenta: evangelismo na rua, trabalho com moradores de rua e prostitutas, trabalho com crianças e pessoas em situação de risco social, encontros de oração e – é claro – acompanhar os jogos das equipes juntos, convidando amigos a conviver com a galera.

A Copa já está exigindo nossa atenção. Vamos desfrutar dela, mas não podemos esquecer da realidade que a cerca e também não podemos esquecer de nossa vocação primordial como Comunidade do Redentor: amar e servir a Deus e à sua igreja!

VEJA TODOS OS TEXTOS DA ÁREA EDITORIAL

+ Todos os textos

ESCUTE AS PREGAÇÕES

+ Escute as pregações deste mês e do mês anterior no nosso site.