Versículos do dia : Eclesiastes 12.1- Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham ...Leia mais...

BOAS VINDAS À COMUNIDADE LUTERANA DO REDENTOR

- Você já parou para pensar o que é viver uma vida de verdade?
- Ser transformado de fato por Deus para rever seus valores a ponto de se surpreender consigo mesmo e encontrar o alvo que realmente vale a pena?
- Sim!
- E o melhor...continue lendo a mensagem de boas-vindas...

+ Conheça mais sobre a Comunidade Redentor

CELEBRANDO 150 ANOS (06/04/2016)

Celebrando 150 Anos305
Nesse ano celebramos 150 anos de fundação da Comunidade do Redentor. Uma data significativa, marcada por muitas histórias, que nos leva a reconhecer que “até aqui o Senhor nos ajudou” (1 Sm 7.12).

A história da Redentor está ligada com a reimigracao de alemães de Joinville a Curitiba, nos anos de 1851 a 1860. Até o ano de 1866, os luteranos estavam sem um pastor local. O primeiro pastor a organizar a Comunidade luterana de Curitiba foi o P. Johann Friedrich Gaertner, em 02 de dezembro de 1866.

De lá para cá, a presença luterana na cidade foi profundamente marcante. A partir deste núcleo dos primeiros luteranos, foi fundada uma escola evangélica, hoje Martinus, que tem formado pessoas que influenciaram nas mais diversas profissões a nossa cidade, o nosso estado e o nosso país.

A Comunidade do Redentor foi igreja-mãe de muitas comunidades luteranas espalhadas por Curitiba. E hoje, a presença luterana continua marcante através dos testemunhos dos seus membros, da vida comunitária de suas igrejas e da ação social através da creche, asilo, Projeto Dorcas e parcerias com outras entidades que visam a dignidade humana.

Comemorar 150 anos de história não pode nos levar a olhar para trás e despertar um saudosismo da igreja de ontem. Pelo contrário, somos chamados a ser igreja para a geração do presente e a sonhar “ser igreja” para as próximas gerações. Por isso, esse ano é uma ótima oportunidade para refletirmos sobre a igreja que somos e a igreja que queremos ser.

A nossa vocação como Comunidade do Redentor é ser Igreja de Jesus Cristo em Curitiba. Isso implica em ser uma igreja obediente ao Seu Senhor e ao seu mandato de “ir e fazer discípulos” Mt 28.20. Queremos ser uma igreja que se permite ser transformada pela Palavra, para que ela nos torne cada vez mais uma igreja adoradora, missionária, serva, acolhedora e discipuladora. Nesta constante obra do Espírito Santo, reconhecemos que mesmo completando 150 anos de história, somos uma igreja que não está pronta, que estamos em constante aprendizado, por isso, dependemos continuamente do Seu agir e da Sua graça. Na dependência do Senhor somos impulsionados para alcançar outras pessoas que não conhecem o Evangelho e ajudá-las a ter um encontro pessoal com Jesus Cristo. E esse movimento nos leva, como Comunidade, a ser uma igreja também para “os de fora”.

Celebraremos os 150 anos de história ao longo desse ano. No final do ano, lançaremos uma edição comemorativa contando toda a história da Comunidade do Redentor e da presença luterana em Curitiba. Como uma das grandes contribuições da Redentor para Curitiba foi o talento musical de seus membros, teremos uma série de 10 concertos musicais até o final do ano. Além dos concertos, teremos uma sessão solene, no dia 31 de maio, na Assembleia Legislativa do Paraná, como reconhecimento da contribuição luterana para o estado. Também, dentro de um projeto de resgate da história de comunidades religiosas em Curitiba promovido pela pastoral da PUC em parceria com o Círculo de Estudos Bandeirantes, realizaremos no dia 23 de agosto uma palestra sobre a nossa história. Para o segundo semestre, estamos planejando um evento Evangelístico para o bairro São Francisco, ainda com data a definir, assim como uma sessão solene na Câmara de Vereadores da cidade.

Em novembro, faremos o lançamento da edição comemorativa contando os detalhes da nossa história e apontando novos desafios para as próximas gerações.

O culto dos 150 anos acontecerá no dia 04 de dezembro, com a presença do Pastor presidente da IECLB. Após o culto, teremos um almoço festivo.

Temos muito a agradecer a Deus por Sua fidelidade para conosco. Essa celebração só tem sentido porque Deus, ao longo da história, tem derramado a Sua graça e usado essa comunidade para ser benção na cidade de Curitiba.

Por isso, quero convidá-lo para participar dessa celebração com oração e envolvimento. Afinal, é um privilégio celebrar 150 anos de história e de fidelidade a Deus.

P. Marcos Antônio da Silva

VEJA TODOS OS TEXTOS DA ÁREA EDITORIAL

+ Todos os textos

ESCUTE AS PREGAÇÕES

+ Escute as pregações deste mês e do mês anterior no nosso site.